Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

A publicação científica, seja ela em formato de trabalhos acadêmicos (TCC, dissertação, tese) ou artigos científicos envolve questões lógicas, éticas e estéticas.

As questões lógicas dizem respeito ao pensamento científico e normas que se aplicam ao trabalho. As questões éticas dizem respeito à conduta tanto na pesquisa quanto na escrita. As questões estéticas estão relacionadas às escolhas que o pesquisador faz, seja em relação ao estilo (escrita) ou à metodologia. Este livro, organizado em oito capítulos, trata dessas questões.
No aspecto estético capítulo 1 apresenta o plano epistemológico, dicas de como escrever uma introdução e como o pesquisador escolhe e define a caracterização de sua pesquisa.
As questões de cunho ético são abordadas nos capítulos 6 e 7, pois tratam de ética e integridade na pesquisa, assim como o oposto, que é a má conduta, da qual o plágio é uma parte.
O ponto de vista lógico é abordado nos capítulos 2 a 5, pois tratam das regras normatizadas pela ABNT.
capítulo 8, que encerra o livro, traz recomendações para o redator de textos científicos, que perpassam por esses três vieses.

Adicionar Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *