As tecnologias, sobretudo as mídias digitais, têm sido estudadas há décadas por pesquisadores
preocupados em fazer a integração tecnologia e escola, on-line e presencial.
De um modo geral, as tecnologias ainda não fazem parte do cotidiano escolar e sabemos que a
educação formal nem sempre soube usufruir delas, mesmo com os inúmeros recursos
provenientes do acesso à internet.
A pandemia do coronavirus em 2020 colocou à prova a educação cem por cento presencial, pois
forçou as escolas a fecharem suas portas físicas e as obrigou, caso quisessem continuar
funcionando, a utilizar tecnologias, em especial a internet.
As escolas entraram no esquema de “ensino emergencial remoto”, que difere em muito, por
razões que não são o foco deste livro, da “educação a distância”, mas também que não a
desqualifica.
A pandemia deixará essa marca do aprendizado de um uso, ainda que forçado em muitos casos,
da educação on-line nas escolas. De fato, após a pandemia, esperamos que as escolas estejam
mais abertas para uma possibilidade híbrida de educação. Este livro é apenas uma conversa
inicial sobre esse tema.
Meus agradecimentos à Wanderléa Pereira Damásio Maurício pelo prefácio, ao Jorge Moisés
Kroll do Prado pela ficha catalográfica, à Patrícia Gonçalves Ribeiro pela revisão de língua
portuguesa e à Elisabete Werlang pela revisão da diagramação.
Boa leitura!
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